quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CASO ELOÁ

Um dos fatos que mais chamou atenção do Brasil nesta semana foi o Julgamento de Lindenberg Alves condenado a 98 anos e 10 meses pelo assasinato da adolescente Eloá Pimentel.
Certamente o assunto mais comentado do momento e o que arrancou inúmeras opiniões. Principalmente pelas palavras e atitudes da advogada de defesa... Por uns, chamada de advogada do diabo. Por outros de criminosa e ladra...
Mas, pergunto-me: Se todos temos direito a defesa o que faria a situação de Lindenberg ser diferente? Não estaria a advogada fazendo o papel a que se propôs e foi contratada?... Pergunto-me mais ainda... Não seria também Lindenberg uma das vitimas da situação?
Lógico que após a morte, quase todos, viram santos... Mas, acredito que a analise dos fatos deveria ser de forma impar e clara... Não acredito que Lindenberg tenha ficado todos esses anos calado, sem direito a liberdade ou as visitas por vontade... Não acredito que a policia o tenha deixado isolado sem motivo... Não acredito também que ele tenha confessado sem que houvesse pressão para que sua pena fosse atenuada.... Simplesmente para mim que fiz questão de acompanhar cada detalhe dos fatos durante esses anos ainda há muito a ser esclarecido.
Contudo, não quero dizer que Lindenberg seja santo ou desprovido de culpa.... Entretanto, vitima ou ciriminoso possui o direito de defesa... Não sei quem é a Advogada. Mas, imagino as represálias que enfrentou ao assumir o caso.
Enfim pergunto-me: Realmente... O que é defesa quando a maioria das pessoas vivem a margem da sociedade... E os fatos nos tornam escravos das mazelas, preconceitos e circunstâncias da vida? Advogada do diabo?... Não sei... Mas, cabe ao advogado os meios e as maneiras para que seu cliente seja defendido... Só esperamos que este o faça com decência e ética...

Nenhum comentário:

Postar um comentário