terça-feira, 16 de março de 2010

Chorar faz bem




mesmo uma simples cebola nos leva as lágrimas. Mas, o que muitos realmente não sabem é que chorar faz bem à saúde. Por incrivel que pareça nossa espécie é a única do reino animal capaz de chorar, sendo um evento diretamente relacionado a defesa e a comunicação .
Pesquisas mostram, que aproximadamente 75% dos homens e 85% das mulheres sentem-se melhor depois de chorar. Em determinadas situações, nosso cérebro produz certas substâncias, que ativam a ação das glândulas lacrimais.
Este fator, aliado à liberação de substâncias como a leucina-encefalina, noradrenalina e serotonina, nos proporciona uma sensação anestésica e de calma, aliviando a angústia e liberando a tensão. Reprimir o choro pode fazer com que o indivíduo, desenvolva várias doenças como: depressão; doenças psicossomáticas, pressão alta, úlcera, e gastrite são alguns sintomas que podem surgir desta forma.
Além disso, crianças que são educadas a reprimir o choro têm muito mais probabilidade de desenvolverem problemas de inibição emocional no futuro. Entretanto, fique atento: indivíduos nesta faixa etária tendem a utilizar o choro, também, como um instrumento de chantagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário